Utilizar as TIC como recurso de aprendizagem da língua materna, procurando tornar a aprendizagem mais fácil e as tarefas escolares mais atraentes e motivadoras, sobretudo as que envolvam a leitura e a escrita, foi o objectivo que norteou o trabalho da turma 5.07, da EB2,3 de Peso da Régua, no dia 15 de Dezembro.
A partir da audição da leitura da história "O cavalinho de pau do Menino Jesus" de Manuel António Pina, foi proposto aos alunos o reconto individual da história, em vídeo, no Photo Story.
Depois da exploração oral da história e de algumas explicações sobre o funcionamento e potencialidades daquela aplicação do windows, os alunos deitaram mãos à obra, mal contendo a ansiedade e entusiasmo que a utilização do computador normalmente gera.
Esta actividade agradou particularmente aos alunos, que, mais uma vez, trabalharam aspectos essenciais ao desenvolvimento da compreensão da leitura e da escrita, bem como outras competências relacionadas (organização de ideias/pensamento, aquisição e aplicação de vocabulário novo, capacidade de síntese e ortografia), de uma forma que evitou a rejeição que alguns dos alunos da turma costumam fazer relativamente a tarefas de leitura e/ou escrita.
No final, surgiram logo vários pedidos para poderem terminar a história em aulas seguintes, facto revelador de um interesse pouco habitual e, principalmente, do enorme potencial das TIC, quando usadas ao serviço da aprendizagem da língua materna e da aprendizagem em geral.
A partir da audição da leitura da história "O cavalinho de pau do Menino Jesus" de Manuel António Pina, foi proposto aos alunos o reconto individual da história, em vídeo, no Photo Story.
Depois da exploração oral da história e de algumas explicações sobre o funcionamento e potencialidades daquela aplicação do windows, os alunos deitaram mãos à obra, mal contendo a ansiedade e entusiasmo que a utilização do computador normalmente gera.
Esta actividade agradou particularmente aos alunos, que, mais uma vez, trabalharam aspectos essenciais ao desenvolvimento da compreensão da leitura e da escrita, bem como outras competências relacionadas (organização de ideias/pensamento, aquisição e aplicação de vocabulário novo, capacidade de síntese e ortografia), de uma forma que evitou a rejeição que alguns dos alunos da turma costumam fazer relativamente a tarefas de leitura e/ou escrita.
No final, surgiram logo vários pedidos para poderem terminar a história em aulas seguintes, facto revelador de um interesse pouco habitual e, principalmente, do enorme potencial das TIC, quando usadas ao serviço da aprendizagem da língua materna e da aprendizagem em geral.
Eu gostei muito do trabalho da Jessica Soares. Tive pena de não fazer por faltar às aulas nesses dias. Parabéns prima.
ResponderEliminarO meu trabalho está muito lindo, não acham?
ResponderEliminarEu também gostei do trabalho que fiz e do trabalho do meu amigo Filipe porque tinha muitos efeitos especiais.
ResponderEliminarNesta actividade gostei mais de trabalhar no computador e de experimentar o Photo Story.
ResponderEliminaro teu traba-lho esta bunito e pena seres um pouco despasarada nao leves a mal.
ResponderEliminarEs uma gorda.
ResponderEliminar