sexta-feira, 5 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA - partilhar histórias e presentes

"Mamã de que cor são os beijos?"

Antecipando o conteúdo do livro, os alunos consideraram que seriam "da cor do batom de quem os dá", "transparentes", "cor de pele"...
Com a leitura compreenderam que há beijos de todas as cores do arco-íris, dependendo da mensagem que nos querem transmitir.
Após a audição escreveram-se mensagens beijoqueiras que se ofereceram aos alunos de outra turma.

Na aula seguinte, as mensagens escritas deram origem ao seguinte poema:

Os beijos

Há beijos de muitas cores,
tamanhos e feitios.
Uns são quentes como o Sol
ou macios como a lã
outros podem ser fofinhos
como os beijos da mamã.
Alguns são brincalhões
como as nossa brincadeiras
e até o meu cãozinho
sempre que chego a casa
me vem dar um beijinho.
Docinhos como o chupa-chupa
ou suaves como o algodão
os beijos que o mano dá
chegam ao meu coração.
E à noite, quando me deito,
são os beijos da Lua
que me fazem adormecer...



Turma 2.1 da EB1 Nº3 de Peso da Régua

Sem comentários:

Enviar um comentário