A audição da canção "Borboleta" foi o ponto de partida para a chuva de ideias feita colectivamente. A proposta era a escrita de um texto, que os alunos preferiram que fosse narrativo e que foi elaborado colectivamente sendo registado na folha e no computador.
Aqui fica o resultado:
Aqui fica o resultado:
Primavera
Num lindo dia de Primavera, uma simpática menina brincava num jardim com os seus amigos coelhos. As andorinhas voavam e os pássaros coloridos chilreavam. As borboletas repletas de beleza esvoaçavam de flor em flor. Apareceu um lindo arco-íris para embelezar a Natureza. Ali perto havia uma cerejeira carregada de cerejas e a menina resolveu comer algumas. Ela trepou à árvore, desequilibrou-se e caiu em cima da relva fresca e fofa. Ao cair, reparou que na relva estava um grilo grande e verde e a pequena assustou-se.
Ela fugiu para junto dos seus amigos coelhos para lhes pedir ajuda e protecção.
Os coelhos disseram-lhe que não precisava de ter medo do grilo porque ele era amigo.
A menina acreditou na palavra dos coelhos, foi ter com o grilo e começou ali uma bela amizade!
Ela fugiu para junto dos seus amigos coelhos para lhes pedir ajuda e protecção.
Os coelhos disseram-lhe que não precisava de ter medo do grilo porque ele era amigo.
A menina acreditou na palavra dos coelhos, foi ter com o grilo e começou ali uma bela amizade!
Na aula seguinte, a tarefa consistiu na elaboração de um outro tipo de texto pela técnica PALAVRA PUXA PALAVRA.
Árvore verdinha
verdinha e florida
florida e de muitas cores
cores do arco-íris
arco-íris colorido
colorido como a natureza
natureza perfumada
perfumada pelas flores
flores maravilhosas
maravilhosas paisagens
paisagens de Primavera
Primavera que agora chega.
Trabalho dos alunos da turma 3.2 da EB1 Nº1 de Peso da Régua
Sem comentários:
Enviar um comentário