segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Do texto à letra e ao som

A aula começou com uma questão colocada aos alunos:
O que aprenderam primeiro, a falar ou a ler e escrever?

O diálogo foi animado, mas todos concluiram que inicialmente apenas sabiam falar e só depois aprenderam, em simultâneo, a ler e escrever.

E leram o texto apresentado... e nele identificaram frases... e nestas reconheceram palavras... e aí as letras... e ainda os sons que elas representam.
Foi interessante a conversa sobre os sons representados pela letra r, que afinal se lê de forma diferente em Maria (foi a Maria a referir o som) e em rato (uma palavra do texto trabalhado).
A reflexão sobre estes conceitos permitiu clarificá-los e aprofundar assim um pouco mais a consciência linguística dos alunos.


Trabalho da Turma 1.2. da Eb1 Nº3 de Peso da Régua

1 comentário:

  1. Mas que aula agradável! Até eu, agora, aprendi alguma coisa, nunca me deixaram descobrir... sempre me disseram tudo...
    Bom trabalho, continuem a trabalhar assim!

    ResponderEliminar