quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Brincar com as palavras

Semeei no meu quintal
sementes de tangerina
nasceram duas cadelas
uma gorda e outra fina.

Esta é a primeira quadra do poema "Semeei no meu quintal" de António Mota que lemos nesta aula. Dialogámos sobre os disparates que ele contava e depois, em trabalho de pares, escrevemos outras quadras do mesmo género. Foi muito divertido!
Ficam aqui algumas das quadras inventadas por nós:

Semeei no meu quintal
sementes de laranjeira
nasceram dois bois
uma saca e uma alheira.

Semeei no meu quintal
sementes de jasmim
nasceram duas galinhas
uma sozinha, outra junto a mim.


Semeei no meu quintal
sementes de nogueira

nasceram dois bebés

com uma grande soneira

Semeei no meu quintal
sementes de pereira

nasceram duas vacas

um toiro e uma mangueira

......


Semeei no meu quintal

fartei-me de semear

não semeei mais nada

para não me cansar.



Trabalho dos alunos dos 3º e 4º anos da EB1 de Canelas

Sem comentários:

Enviar um comentário