A aula começou com uma pergunta: Para que serve ler?
Todos os meninos deram a sua opinião, que a senhora professora foi registando no acetato, de modo a que todos vissem.
Em seguida foi projectado apenas o título do texto: "Parece que é peixe mas não é" e feito o desafio: então o que será?
As hipóteses foram sendo registadas também no acetato e surgiram algumas muito interessantes:
- É um homem mascarado de peixe. (João)
- É um golfinho porque é mais ou menos um peixe. (Ana Margarida)
- Até podia ser uma baleia! (Margarida)
- Ou um tubarão. (António)
Devagarinho, parágrafo a parágrafo, o texto foi sendo projectado e lido pela senhora professora. E continuava a expectativa... o que será?
Quando ouviram que o animal dava grandes saltos e mergulhos, ninguém teve dúvidas... era mesmo um golfinho.
No final assinalaram numa grelha se as afirmações relativas ao conteúdo do texto eram verdadeiras ou falsas e avaliou-se a actividade.
A aprendizagem das características e funções da leitura e da escrita não tem de ser, nem deve ser, uma tarefa aborrecida, nem de usar uma linguagem pobre e infantilizante. Isso foi visível nesta aula.
Trabalho da turma 1.2 da EB1 Nº3 de Peso da Régua
É interessante verificar como se mudam as rotinas, felizmente os professores começam a acreditar no seu trabalho e nos materiais que podem (TÃO BEM) subestituir os tradicionais manuais. Estes últimos, claro está, não deixam de ser úteis como mais um instrumento de trabalho. Parabéns aos formadores e formandos!
ResponderEliminarComo eu gostaria de andar novamente na escola! Seria mais divertida!
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