sábado, 21 de novembro de 2009
Dos sons às letras
As palavras "ovelhinha" e "lobo", personagens de uma história trabalhada anteriormente, foram o ponto de partida para a segmentação de frases em palavras e destas em sílabas.
A reflexão sobre a forma escrita dessas palavras e os sons aí presentes foram as etapas seguintes.
Houve lugar também para um jogo de descoberta de novas palavras, formadas pela manipulação das palavras "ovelhinha" e "lobo".
Trabalho da turma prioritária da EB2,3 de Peso da Régua
Frase e palavra
As palavras escritas em cartões foram distribuídas aleatoriamente pelos alunos. Foi-lhes pedido que se organizassem e posicionassem de modo a formarem uma frase.
Quantas palavras tinha essa frase? E se escondessemos uma delas? E se acrescentássemos outras? E se as baralhássemos?
Tudo isto foi sendo feito e lido com alegria e entusiasmo!
Trabalho da turma 2.3 da EB1 Nº3 de Peso da Régua
"Como se fazem os sons" - Vozeamento
Após a apresentação de algumas gravuras, propôs-se aos alunos que colocassem a mão levemente sobre a garganta e produzissem os sons sugeridos pelas imagens, alongando a sua produção: [sssssssss]; [zzzzzzzzz].
Deveriam então explicar a diferença encontrada, identificando qual deles fazia tremer a mão que estava encostada à garganta.
Repetiu-se o mesmo processo para outros sons e, finalmente, associou-se um triângulo vermelho aos sons que tremem e um triângulo azul aos sons que não tremem.
Trabalho dos alunos do 1º e 2º anos da EB1 de Carvalho
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
"Como se fazem os sons" - Ponto de articulação
O bater do tambor foi o ponto de partida para a produção do som "p". No seu pequeno espelho, os alunos verificavam como se produzia esse som e todos os que se lhe seguiram.
Assim, foi fácil e divertido identificar os "sons dos lábios", os "sons da língua" e os "sons da garganta".
Trabalho dos alunos do 3º e 4º anos da EB1 de Carvalho
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Consciência fonológica: palavra e frase
Os alunos inventaram frases a partir da gravura. Seleccionaram então uma delas para ser "escrita" no quadro, sendo cada palavra representada por um cartão, maior ou menor, consoante o tamanho dessa palavra.
Contaram-se as palavras e, de seguida, todos "leram" a frase, bem como as não-frases resultantes da manipulação das palavras.
Turma 1.1 da EB1 Nº1 de Peso da Régua
Resumo
A Árvore da Sabedoria viu a Pequena Estrela, foi ter com ela e perguntou-lhe o que andava a fazer no Lugar dos Grandes Corações. A Pequena Estrela não sabia.
Então a Árvore disse-lhe que quem fosse parar àquele lugar tinha uma missão e que a sua começava a partir do lago que ela tinha visto e que tanto a encantou.
Tirou um pedaço do seu tronco, com o desenho do caminho até ao lago e deu-o à Pequena Estrela, dizendo-lhe que quando chegasse ao lago mergulhasse até ao fundo.
A Pequena Estrela encontrou o lago e ficou maravilhada com o que viu. Ao mergulhar bem fundo viu a Comunidade do Fundo do Lago, com peixes a mexerem-se com muito cuidado, porque não tinham luz.
O Peixe Rei dos Peixes foi receber a Pequena Estrela, deu-lhe as boas vindas e disse-lhe que quando ela chegou tudo se iluminou e que ela tinha trazido felicidade à sua Comunidade, que vivia na escuridão.
Para lhe agradecer organizaram uma grande festa em sua honra. A Pequena Estrela cantou, dançou e conversou com eles, como se fossem amigos há muito tempo.
Na manhã seguinte ela deixou lá um raio da sua luz e partiu para o Lugar dos Grandes Corações.
Turma 4.3 da EB1 Nº1 de Peso da Régua
A castanha
Subscrever:
Mensagens (Atom)