segunda-feira, 11 de maio de 2009

Número puxa palavra








Através de um jogo, a mão de cartolina foi sendo preenchida com as várias imagens, identificadas no diálogo que se seguiu, como elementos relacionados com a Primavera.

Os números foram registados no quadro e, colectivamente foi-se construindo o texto em que cada número foi puxando palavras e mais palavras!...



Trabalho da Turma 2.2 da EB1 Nº1 de Peso da Régua

Prenda para a Mãe


O Dia da Mãe é sempre um bom motivo para dialogar e escrever, tentando expressar toda a riqueza que essa pequena palavra pode conter para cada um de nós. Isso aconteceu na Escola de Loureiro, obtendo-se como resultado final um pequeno livro, a oferecer à mãe.
Foi bom verificar a intertextualidade estabelecida com "O Pássaro da Alma"!



Trabalho dos alunos dos 4 anos de escolaridade da EB1 de Loureiro

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Chuva de palavras


Os diálogos que vão acontecendo e os textos que se vão lendo, dão origem a "chuva de palavras" que se registam e afixam no placard da sala para consultar sempre que necessário.

Este é uma actividade sempre em construção e sempre inacabada...


Trabalho dos alunos dos 1º e 2º anos da EB1 de Canelas




domingo, 3 de maio de 2009

(Re)fazer poesia



A senhora professora leu duas vezes cada um dos poemas e entregou alguns versos a cada grupo. Depois foi preciso ler e adivinhar a que poema pertencia cada um e (re)construí-los no quadro, passo a passo, quer dizer, verso a verso!

Ficámos muito vaidosos porque conseguimos ler tudo, mesmo as palavras mais difíceis!



Trabalho da Turma 1.3 da EB1 Nº3 de Peso da Régua

As fadas




Lemos o poema "As fadas" de Antero de Quental. Imaginámos uma fada que vive na nossa escola, escolhemos o seu nome (igual ao da nossa professora) e fizemos a sua descrição.


Inventámos ainda um poema "à moda de" Antero.

Foi uma aula divertida e muito produtiva!

Trabalho dos alunos dos 3º e 4º anos da EB1 de S. João de Lobrigos

Os animais




A aula começou com a leitura de um texto informativo sobre os animais e a explicitação do significado de algumas palavras.

Colectivamente, no quadro, a informação foi-se organizando num esquema que incorporou também os conhecimentos que cada um possuía e serviu de planificação para a escrita do texto.

Os alunos que, inicialmente, diziam não conhecer nada sobre o tema, ficaram espantados com tanto que sabiam, afinal!...

Do diálogo e da curiosidade infantil surgiram questões que irão ser investigadas pela turma: qual o tempo de gravidez de uma gata? E de uma cadela?...


Trabalho da Turma 2.3 da EB1 Nº3 de Peso da Régua