segunda-feira, 30 de março de 2009

O Grão de Milho


Após a leitura do conto popular "O Grão de Milho", sugeriu-se a invenção de uma história, em que cada um deveria imaginar ser essa personagem. Eis o texto de um dos alunos, já melhorado colectivamente:

Sou um rapaz muito pequeno e por isso me deram o nome de Grão de Milho. Sou bom aluno e tenho sempre que fazer.
Um dia, a minha professora falou na turma sobre uma história que a sua avó lhe tinha contado. Fiquei curioso! O título era "Uma Aventura".

A história começava com um rapaz da minha idade, 9 anos.

Um dia fez uma viagem de barco com os seus pais, mas tiveram um acidente. O barco ficou preso num recife de coral. O rapaz quis ajudar as pessoas tentando cortar o recife de coral, só que ele próprio acabou por ser levado pela maré.

Foi dar a uma ilha deserta e lá encontrou um farol que já não era utilizado. A sorte do rapaz é que havia comida e conseguiu sobreviver durante algum tempo, no farol. Quando a comida acabou, deslocou-se pela ilha à procura de algo com que se pudesse alimentar.

Ali não havia passatempos e, por isso mesmo, num lindo dia de sol tropical, o rapaz decidiu explorar toda a ilha.

Enquanto a percorria tropeçou numa pedra. Bem, se calhar não era uma pedra! Parecia ser a parte de cima de um baú. Pegou em madeira e fez uma pá. Escavou e encontrou mesmo um baú de madeira com as pontas feitas de ouro.

Dentro do baú estava dinheiro que parecia ser do século XVIII.

Quando o rapaz voltou para junto do farol, levando o baú consigo, encontrou o barco onde tinha feito a viagem. Tinha dado à costa!

Conseguiu reconstruir o barco, com madeira e coisas que estavam no farol e com a ajuda dos sobreviventes.

A família estava bem e todos juntos conseguiram voltar a terra.

Eu gostei da história e agradeci à professora por tê-la contado.


Trabalho dos alunos da turma 3.4 da EB1 Nº3 de Peso da Régua

2 comentários: