sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Utilização das TIC - Webquest

Os alunos da Turma 3.1 da EB1 Nº1 de Peso da Régua realizaram a webquest "Conhecer Van Gogh" .
Com esta actividade, ficaram a conhecer um pouco mais da vida e obra deste famoso pintor holandês.
Reproduziram o quadro "Quarto em Arles" a partir da descrição de uma colega e, depois de pesquisarem na Internet, escreveram ainda um resumo da sua biografia.
A sua cultura geral ficou, assim, um pouco mais enriquecida.

13 comentários:

  1. Quero desde já dar-vos os Parabéns pelo trabalho realizado. Considero muito importante colocar as crianças, desde cedo, em contacto com a arte e alguns dos artistas mais famosos, uma vez que se despertarmos curiosidade e interesse nestas crianças por este assunto, elas sentirão curiosidade em descobrir cada vez mais e assim vão enriquecendo a sua cultura geral.
    Aprecio igualmente a exposição do mesmo, pois assim outros professores poderão partir desta tarefa e realizar com os seus alunos algo deste género.

    Mais uma vez, PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia é bastante importante dar a conhecer às "nossas crianças" a arte e os artistas mundialmente conhecidos. E sem dúvida alguma, a realização desta actividade por parte da professor/a foi bastante útil para o enriquecimento da cultura geral dos seus alunos.
    Da aluna Daniela Santos

    ResponderEliminar
  3. Boa noite...
    O meu nome é Susana e sou aluna do curso de Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Santarém...
    Pessoalmente, acho a ideia muito interessante: o conhecimento de outros pintores é sempre importante para a cultura geral das crianças, e utilizar ferramentas como o computador e a internet pode ser muito mais motivador.
    Acho importante o facto de terem sido disponibilizados sites para que os alunos possam orientar a sua pesquisa.
    No entanto, deixo-lhes uma questão: Porquê Van Gogh e não um pintor português? Ou porquê Van Gogh e não outro pintor? apenas a título de curiosidade...

    Obrigada e continuação de bom trabalho!
    Susana Godinho

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde!
    Desde já, dou-vos os meus sinceros parabéns pelo trabalho realizado, pois é cada vez mais importante desenvolver a cultura geral nas crianças, uma vez que é uma das maiores dificuldades na nossa sociedade. Também achei importante a utilização do computador, nomeadamente da internet, como forma de pesquisa, para incentivar e ensinar as nossas crianças para a sua utilização.
    Como futura professora/educadora, reconheci a importância da colocação deste trabalho num blog, pois permitir-me-á consultá-lo e retirar ideias para futuras actividades pedagógicas.
    Andreia Damas

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde!
    Desde já dou-lhe os parabéns pela criação do blogue. Os alunos devem encontrar-se motivados e desafiados para a realização deste tipo de actividades pois só assim se empenharão na mesma. Parabéns pois esta deve ter sido concerteza uma boa aplicação da interdisciplinaridade. Talvez seja necessário não dispender muito tempo com uma área disciplinar mas sim pensar que por vezes, em muitas actividades como por exemplo esta, estamos a trabalhar conceitos de várias áreas.

    Catarina Cardoso

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde...
    Primeiro que tudo muitos parabéns pela originalidade na criação e elaboração deste trabalho.
    É um trabalho bastante interessante e importante,para as crianças e jovens. Pois proporciona a que as crianças desde cedo entrem em contacto com a arte e que conheçam vários pintores, entre eles os mais importantes e famosos.
    Na minha opinião também deviam de dar a conhecer pintores portugueses.

    Continuação de bom trabalho...
    Ana Andrade

    ResponderEliminar
  8. Inês Dias e Joana Simões12 de outubro de 2009 às 00:51

    Boa noite somos alunas do Ensino Básico do 2º Ano na Escola Superior de Educação de Santarém.

    “…da expressão livre ou espontânea da criança em que a personalidade pouco a pouco se revela através de diversos meios expressivos, corporais e instrumentais, até ao domínio da expressão “artística”, no limiar da necessidade de comunicação com outrem, início do diálogo onde a arte já aflora, criativamente."
    Arquimedes Santos in
    Mediações Artístico-Pedagógicas.

    Como nos refere o autor o essencial da criança é a arte, como tal, é importante que todos os educadores/ professores ponderem sobre este tema para que as nossas crianças/ jovens cresçam naturalmente com a sua arte expressando-a livremente.

    Actividades como esta que foi realizada na EB 1 nº1 de Peso da Régua, são imprescindíveis para fomentar a criatividade nas nossas crianças, pois ao recriarem uma pintura serve como ponto de partida para a exploração da arte.

    Ao recriarem o quadro descrito pelo colega desenvolve-os em várias vertentes: como a atenção,o contacto com a arte, compreensão, memorização, entre outras… no fundo prepara a criança/jovem para o seu percurso de crescimento, tornando-a nem ser responsável, cooperante e interventivo no meio em que se insere.

    A criança deve ser capaz de “Ver”!
    Ver é escolher!
    Ver é compreender!
    Ver é interpretar!
    Ver é interagir!
    Ver é crescer!
    ...e essa uma boa forma de se crescer!

    Concluindo, pensamos que a divulgação de actividades como esta através da internet são fundamentais, pois dão oportunidade para que educadores/ professores troquem opiniões e actividades entre si. Felicito-vos pelo vosso empenho enquanto docentes…

    Inês Dias e Joana Simões

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite!!!
    Sou aluna do 2º ano do curso de Educação Básica, da Escola Superior de Educação de Santarém.
    Gostaria de dar os parabéns pela criação do blogue e também pelo trabalho realizado pelos alunos da EB1 nº1 do Peso da Régua.
    Na minha opinião esta ideia é muito criativa, visto que sensibiliza as crianças a adquirir uma nova perspectiva artistica. Este trabalho também promove o uso das novas tecnologias o que é óptimo para uma aprendizagem inovadora.
    os melhores cumprimentos da aluna Carla Ferreira

    ResponderEliminar
  10. Bom dia!

    Sou aluna do curso de Educação básica do 2º ano, da Escola Superior de Educação de Santarém e queria felicitar a professora e seus alunos pela actividade realizada. Gostaria também de a congratular por ter tido esta ideia de criar um blog, de forma a divulgar a todos um um óptimo trabalho. Este blog poderá assim, incentivar outras pessoas a desempenhar o mesmo tipo de actividades ou até mesmo idênticas na sala de aula (o que é realmente muito bom)!
    Para finalizar, só queria dizer que, além deste trabalho desenvolver competências a vários níveis, também é importante para as crianças enriquecerem a sua cultura geral e ainda, despertar a sua curiosidade para a Arte.

    Espero ver mais, portanto uma boa continuação!

    ResponderEliminar
  11. O meu nome é Mónica Mogne e sou aluna do 2º ano de Educação Básica, quero felicitar o Professor por esta iniciativa, o que demostra um grande interesse pela inovação e pela utilização de novas formas de comunicação, até porque o uso do computador na sala de aula (incluindo no pré-escolar) tem demonstrado ser muito importante no desenvolvimento global da criança, pelo desenvolvimento da linguagem, do raciocínio matemático, da motricidade fina, da criatividade, e da sua interacção social, assim como no aumento da autonomia, do pensamento crítico e da sua capacidade para resolução de problemas.(Haugland, Shute e Miksad, citados por Paula Cerveira, 2002).
    O seu projecto vai mais além do incluir a Arte na Escola, ao apresentar a vertente da formação estéctica, porque o aluno entra numa dimensão sensório-perceptiva (Herbert Read, 1968) para a apreciação da obra, e claro, aumenta os conhecimentos artístico.
    Todo o processo de avaliação do trabalho, também desenvolve várias competências muito importantes quer na expressão oral ou na expressão escrita,e levando o aluno por um percurso de experimentação de várias formas de pesquisa e comunicação.

    Muitos parabéns, e fica o registo para um dia mais tarde, utilizar!!!!

    ResponderEliminar
  12. O meu nome é Sara. Sou aluna do 2ºano de Educação Básica da Escola Superior de Educação. Quero felicitar os docentes do Agrupamento de Escolas de Peso da Régua, pois este blog contem ideias divertidas e com objectivos que podem ser trabalhados com os alunos.
    Uma Webquest pode ser um meio extremamente rico e simples que pode potenciar o uso educativo da Web, com base numa aprendizagem colaborativa, de entre-ajuda – entre entre os próprios alunos e entre alunos e professor. Pode ser uma actividade motivadora para os alunos devido à variedade da informação com que os alunos interagem (imagens/sons/vídeo/textos) no formato digital. Estimula-se e fomenta-se, assim, nas crianças, a autonomia de pesquisa e pode ajudar a uma melhor reflexão e interiorização dos conhecimentos.
    Neste caso, os alunos aprenderam um pouco da vida e da obra de Vag Gogh autonomamente.

    Parabéns

    ResponderEliminar
  13. Boa noite.
    Desde já quero dar os parabéns pelo trabalho realizado, está muito criativo e original. É uma bela forma de colocar as crianças de perto com a cultura geral, e de os levar a despertar a curiosidade a querer saber mais sobre assuntos como este. Acho que é desde novo que se deve despertar o interesse por assuntos da cultura geral. O facto deste trabalho estar realizado em blogue beneficia em muito o interesse que desperta nas crianças, o que as vai levar a querer saber mais acerca de outros mesmos assuntos. O facto de estarem disponíveis outros sites beneficia em muito os alunos, pois têm essa ajuda para a pesquisa. o facto de ser um trabalho em formato digital proporciona aos alunos poderem ter texto, imagens, vídeos e musicas, o que torna tudo mais interessante e criativo.
    Andreia Lopes

    ResponderEliminar