segunda-feira, 26 de abril de 2010

Não quero usar óculos


Todos temos consciência de que leitura e escrita são duas faces da mesma moeda e que, por isso estas duas competências podem e devem ser trabalhadas de forma interligada.
Tendo em atenção estes pressupostos, nesta aula, começámos por antecipar o conteúdo da obra "Não quero usar óculos" de Carla Maia de Almeida e André Letria, a partir da observação da capa.
A leitura foi feita pela senhora professora, e recebida com muita atenção e de forma animada pelos meninos que faziam exclamações de espanto e curiosidade a cada novo par de óculos aí apresentado.
Seguiu-se a distribuição dessas imagens e o seu recorte pelos alunos.
Então, cada um colocou os seus óculos especiais e... nem queiram saber o que eles viram (ou imaginaram)! E escreveram! E registaram num cartaz! E pediram que fosse colocado no blogue para que os pais e amigos pudessem ver o seu trabalho!
Aqui fica, então...


Trabalho da turma 2.1 da EB1 Nº3 de Peso da Régua

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Princesa da Chuva

Como actividade de pós-leitura do livro "A Princesa da Chuva", (re)inventou-se a história, introduzindo-lhe pormenores ligados à ecologia, uma vez que 2010 é o ano internacional da biodiversidade e esse tema tem vindo a ser tratado na turma.
Fizeram-se os desenhos e utilizou-se o photostory para elaborar o vídeo.
Foi um trabalho que motivou os alunos e cujo resultado deixou todos muito orgulhosos!


Trabalho da Turma 4.1 da EB1 Nº1 de Peso da Régua

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comentário a um filme



No dia anterior, tinha sido lido e analisado um comentário, para se perceber a estrutura desse tipo de texto.

Neste dia, a aula começou com um diálogo antecipatório do conteúdo do filme que iriam ver, a partir da imagem da capa. Alertaram-se os alunos para a importância de irem tomando notas sobre os aspectos ou palavras que considerassem interessantes, para os utilizarem na escrita do texto que se seguiria.
No final, em grupo escreveu-se o seguinte comentário:



O filme que vimos chamava-se o "Planeta verde".
O Planeta Verde era formado por uma variedade de plantas que se conseguiam defender sozinhas dos inimigos. Um dia chegaram os soldados do planeta Cassiopeia e quiseram destruir o planeta. Elas tinham as suas armadilhas, que eram os cheiros que os adormeciam, as lianas que os prendiam, os sons que os entonteciam e o fogo que os queimava, conseguiram derrotar os invasores e fazê-los prisioneiros. Só os libertaram quando prometeram que não destruíam a natureza desse planeta.
Este filme de animação é indicado para crianças maiores de 6 anos, é interessante, educativo e até divertido. Aconselhamos todas as pessoas a vê-lo porque transmite uma mensagem muito importante:
“ Devemos proteger e cuidar da Natureza.”

Trabalho dos alunos da Turma 2.3 da EB1 Nº3 de Peso da Régua

Caligramas



"No País das Palavras", um texto de Álvaro Magalhães foi lido e explorado oralmente. Relembraram-se as letras e os sons da fala que elas representam e cada aluno referiu uma palavra de que gostava.
Observaram-se alguns caligramas e cada aluno fez outros.
Nesta aula, escrever foi divertido!


Trabalho da turma 1.1 da EB1 Nº1 de Peso da Régua

sexta-feira, 26 de março de 2010

Escrita



A audição da canção "Borboleta" foi o ponto de partida para a chuva de ideias feita colectivamente. A proposta era a escrita de um texto, que os alunos preferiram que fosse narrativo e que foi elaborado colectivamente sendo registado na folha e no computador.
Aqui fica o resultado:

Primavera
Num lindo dia de Primavera, uma simpática menina brincava num jardim com os seus amigos coelhos. As andorinhas voavam e os pássaros coloridos chilreavam. As borboletas repletas de beleza esvoaçavam de flor em flor. Apareceu um lindo arco-íris para embelezar a Natureza. Ali perto havia uma cerejeira carregada de cerejas e a menina resolveu comer algumas. Ela trepou à árvore, desequilibrou-se e caiu em cima da relva fresca e fofa. Ao cair, reparou que na relva estava um grilo grande e verde e a pequena assustou-se.
Ela fugiu para junto dos seus amigos coelhos para lhes pedir ajuda e protecção.
Os coelhos disseram-lhe que não precisava de ter medo do grilo porque ele era amigo.
A menina acreditou na palavra dos coelhos, foi ter com o grilo e começou ali uma bela amizade!


Na aula seguinte, a tarefa consistiu na elaboração de um outro tipo de texto pela técnica PALAVRA PUXA PALAVRA.


Árvore verdinha
verdinha e florida
florida e de muitas cores
cores do arco-íris
arco-íris colorido
colorido como a natureza
natureza perfumada
perfumada pelas flores
flores maravilhosas
maravilhosas paisagens
paisagens de Primavera
Primavera que agora chega.

Trabalho dos alunos da turma 3.2 da EB1 Nº1 de Peso da Régua

A lagartinha comilona


Vimos e lemos a história "A lagartinha comilona", a partir de um powerpoint. Conversámos sobre ela e conseguimos ver nas asas da borboleta todos os alimentos que ela tinha comido naquela semana, desde que saira do ovo até fazer o seu casulo.
Em seguida, desenhámos e recontámos a história através de um esquema que ficou muito bonito!


Trabalho dos alunos dos 1º e 2º anos da EB1 de Carvalho

O dia em que o mar desapareceu









O livro "O dia em que o mar desapareceu" de José Fanha foi trabalhado ao logo de várias aulas, com leitura, reconto oral e escrito e ilustração.
O culminar desse trabalho foi a realização do vídeo, com utilização do PhotoStory.


Trabalho dos alunos dos 3º e 4º anos da EB1 de Canelas